CONSULTORES
               
 
ADRIANA AZENHA
Atriz profissional, professora de Arte Dramática e Consultora em programas de desenvolvimento humano. Idealizadora da Cia Saia Justa de Teatro Sob Medida (núcleo de pesquisa e criação teatral), no qual desenvolve montagens de peças teatrais e pesquisa de linguagem cênica em caráter permanente. Ministrou aulas, oficinas e workshops em escolas (Teatro Escola Macunaíma, Escola Recriarte, Incena Escola de Teatro e Televisão) e instituições (SESC, SENAC, Oficinas Culturais do Estado, Casas de Cultura). Autora e facilitadora de diversas ações de desenvolvimento humano, como Técnicas de Apresentação, Jogos e Dinâmicas para Treinamento, Atividades de Integração Grupal, Desenvolvimento de Equipes e Palestras Interativas.
 
 
JANDIRA DE PAULA
Psicóloga, Terapeuta Familiar, Arte-educadora, especialista em Criatividade, desenvolve há mais de 15 anos trabalhos embasados em estudos científicos sobre o desenvolvimento mental criativo, em diferentes grupos de atuação e na formação de multiplicadores. Realizou cursos de treinamento para professores do ensino público, pelo Núcleo de Ensino do Instituto de Artes da UNESP e da PUC. Expositora de trabalhos sobre o Processo Criativo em congressos, cursos intensivos, palestras e workshops em diversas empresas e organizações. É oficialmente qualificada como Analista de Competência Humanas pelo método Quantum Assessment.
 
 
JOSÉ LUIS FODRA
Psicólogo, Arte-Educador e Músico, pós-graduado em Psicologia Social das Organizações (ênfase em Equipes de Alto Desempenho) e com especialização em Administração de Empresas pela FGV. É formado também em Comunicação Visual e Publicidade pela Escola Panamericana de Arte possuindo ainda vários cursos na área da Qualidade. Com mais de 15 anos de experiência profissional, atuou em Desenvolvimento de Recursos Humanos em empresas de diversos segmentos, além de desenvolver projetos de treinamento como consultor. Foi também professor em escolas públicas e privadas. É oficialmente qualificado para uso do MBTI(R) (Myers-Briggs Type Indicator).
 
 
LOURDES EMY SICUSARA
Psicóloga Organizacional. Pós-graduada em Gestão de Pessoas nas Organizações. Facilitadora de programas gerenciais, de formação de liderança e equipes com foco em competências.
 
 
MEIRE ELLEN FIALHO DIAS
Psicóloga Clínica e Organizacional formada pela Universidade Ibirapuera. Atua em processos de Seleção e Treinamento. Formação em Terapia Familiar, Casal e Escola pelo CEOAFE. Coordenadora da Programação de Agenda de Cursos Abertos da Inter&ação para profissionais de Desenvolvimento e Recursos Humanos.
 
 
EDIR CAPELIN
Administrador de Empresa, Técnico em Contabilidade. Profissional com 22 anos de experiência na área trabalhista, atuou em empresas de porte, como a Cooperativa de Cotia, Abatedouro Coroaves, Jornal O Diário de Maringá, Construtora Sanches Tripoloni, Krigol´s. Desenvolveu e implantou projetos em várias empresas de pequeno, médio e grande porte, como: Coroaves, Ingáflex, Docemelo, Hospital Santa Rita, Hospital Maringá, Unimed Maringá, BJ Santos, Medicinal, Sicoob, Employer, Manica, Combat Center, Sagres, Dusul, Perfileve, e Visolux.
Instrutor de treinamento da Alvo e GRH, ministrando cursos de GFIP/SEFIP. Diretor da ABRH Noroeste do Paraná.
 
 
GERALDO FIALHO
Psicólogo Organizacional. Mestre em Ciências Administrativas com ênfase em Valores Humanos pela Universidade Capital. Formação e Certificação Internacional em Coaching Integrado. Especializado em Psicodrama pelo Instituto Sedes Sapientae e Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos pela Universidade São Marcos. É oficialmente qualificado como Analista de Competências Humanas pelo Método Quantum.

Autor de diversos cursos de Desenvolvimento Humano. Professor e Supervisor do Curso Superior de Psicologia Organizacional . Desenvolve projetos na área organizacional para capacitação profissional com foco no desenvolvimento das habilidades interpessoais. Idealizador de programas de desenvolvimento gerencial e capacitação de lideranças e formação de equipes. Aplica e desenvolve cursos técnicos na área de Recursos Humanos (Seleção de Talentos, Treinamento & Desenvolvimento e Desempenho Humano).

Presta serviços de Assessoria Organizacional e análise de estruturas organizacionais para elaboração de plano estratégico. Diretor e Consultor da empresa Inter&ação Desenvolvimento Humano.
 
 
JOEL DALAGNELLO
Formação:
Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Regional de Blumenau.
Pós-graduado em Produtividade na mesma instituição.

Experiência Profissional:
Acumulou vivência de 16 anos em empresas como Artex e Cremer, ocupando cargo Gerencial na área de RH.
Desenvolve atividades como Consultor de Recursos Humanos há mais de 10 anos, atuando em projetos voltados ao desenvolvimento e implantação de sistemas de cargos e salários, planos de carreira baseados em gestão por competências, programas de participação dos colaboradores em resultados e gestão de clima organizacional em empresas de Santa Catarina e do Paraná.
Vivência em trabalhos realizados junto às lideranças, através do levantamento das necessidades organizacionais, buscando a otimização dos recursos humanos das empresas, desenvolvendo alternativas que melhorem o desempenho dos colaboradores e que tragam resultados para a organização.
Ministra “Workshop’s” (Programas de Cargos e Salários, Plano de Carreira, Gestão por Competências, Clima Organizacional, Indicadores de RH, Avaliação de Desempenho).
 
 
PAULO CESAR DUARTE
Administrador de Empresas com ênfase em Recursos Humanos.
Formando em Psicossíntese pelo Centro de Psicossíntese de São Paulo.
Profissional de RH desde 1984 com experiência em organizações públicas e privadas onde coordenou a área de Treinamento e Desenvolvimento. Formado em Consultoria Interna pela KPMG, pioneira nesse conceito. Consultor em Reestruturação Organizacional, Diagnóstico Empresarial, Projetos de Desenvolvimento e Capacitação de Lideranças e Equipes. É autor de jogos organizacionais focados no desenvolvimento pessoal e profissional.
Sócio Consultor da Inter&ação Desenvolvimento Humano.
 
 
VILMA DALAGNELLO

Formação:
Graduação em Letras pela Universidade Regional de Blumenau.

Experiência Profissional:
Graduada em Letras,
Lecionou Língua Portuguesa durante 10 anos,
Atuou como Coordenadora de projetos na área de educação,
Atuou como profissional de RH durante 8 anos,
Tem como característica transmitir conteúdos de forma criativa, tornando o processo de assimilação de conceitos, dinâmico e agradável.

 
 
MARCELO ANTONIO
Formação Acadêmica em Análise de Sistemas e Direito
Especialista em Direito do Trabalho e Auditoria Trabalhista
Pós-graduado em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas
Mestrando em Ciências Jurídicas
Com 27 anos de experiência na área trabalhista atuou, desenvolveu e implantou projetos em várias empresas de pequeno, médio e grande porte, como: Móveis Gazin, Coca-Cola, Parque Tecnológico Itaipu, Coamo, Cocari, Ambev, Centro Integrado de Ensino Superior, Facinor, Dudony, Hospital e Maternidade Maringá, Construtora Sanches Tripoloni, Chevrolet Zacarias, Unimed, BJ Santos, Noma do Brasil, RM–Sistemas, Kamatsu Publicidade, Perfileve Alumínio, Cesumar, Visolux, Leilões Serrano, Sicredi, entre outras
Atuou como Gerente e Consultor de Empresas nas áreas trabalhista e RH
Implantou sistemas de Remuneração Estratégica e programas de Cargos e Salários em diversas empresas
Ministra vários cursos técnicos na área trabalhista, gestão de pessoas e remuneração, nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul
Diretor da Alvo Consultoria Jurídica e Empresarial
Consultor Jurídico do Ibrade-Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Pessoal
Professor de Graduação nas disciplinas de Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual, Capacitação e Desenvolvimento e Cargos e Salários
Professor de Pós-Graduação nas disciplinas de Direito do Trabalho, Flexibilização Trabalhista, Aplicação prática de Rotinas Trabalhistas e Cálculos Trabalhistas