Descrição
Objetivos
Desenvolver habilidades para a condução de ações de treinamento, aperfeiçoando o papel de multiplicador. Fornecer uma visão integrada das atividades relacionadas a treinamentos, envolvendo planejamento, aplicação e avaliação dos resultados. Capacitar os participantes para a condução eficaz de treinamentos e apresentações. Aprender a utilizar os seus recursos internos para melhor comunicação.
Programa a ser desenvolvido:
Papel do facilitador de aprendizagem
O perfil do multiplicador face aos novos paradigmas de ensino e aprendizagem. A aprendizagem do adulto. A aprendizagem segundo quem aprende: “espaço” interno e os obstáculos da aprendizagem.
Habilidades básicas para uma apresentação de sucesso
– O tripé da comunicação;
– Conteúdos (inteligência, conhecimento, atualização, entusiasmo e liderança);
– Técnicas (Voz, postura, gestos, movimentação, olhar, uso do espaço, coordenação das idéias e o envolvimento da platéia);
– Controle emocional determinando o resultado e integração dos demais elementos da comunicação (respiração, preparação, postura e pensamento positivo).
Planejando o treinamento
– Como planejar assertivamente o treinamento;
– Cuidados necessários para a realização de um planejamento eficaz;
– O planejamento e o plano de aula como fator de sucesso de um treinamento.
O uso de recursos didáticos para a aprendizagem.
Usando adequadamente os recursos didáticos de acordo com o método a ser utilizado. A seleção dos recursos de acordo com os objetivos e o público alvo. Utilizando os recursos audiovisuais adequadamente. Preparando o ambiente para o treinamento (cuidados necessários e aproveitamento do espaço). Estratégias para o Plano “B”.
Utilizando seu potencial interno para uma comunicação eficaz.
O reconhecimento do potencial interno para uma postura mais assertiva (a voz, os gesto, o corpo, as expressões e a movimentação).
Estratégias de relaxamento e controle emocional.
A criatividade como fator diferencial
– Reconhecendo o potencial criativo;
– Conquistando seu público através dos sentidos;
– Utilizando estratégias lúdicas de forma didática e pedagógica.
O funcionamento adequado dos grupos em situações de aprendizagem.
– Fatores restritivos e facilitadores no desenvolvimento grupal;
– Reconhecendo os tipos de participantes: os que facilitam e os que dificultam;
– Lidando com situações e participantes problemas;
– Expectativas e Bloqueios mais comuns na aprendizagem do adulto.
Metodologia
As ações serão realizadas a partir de técnicas interativas que facilitem e propiciem a participação, envolvimento e aprendizagem. Teoria e prática são adequadamente equilibradas. Utilizaremos técnicas de dinâmicas de grupo, jogos e exercícios para fixação de conceitos chaves.
PAULO CESAR DUARTE
Administrador de Empresas com ênfase em Recursos Humanos. Formando em Psicossíntese pelo Centro de Psicossíntese de São Paulo, especializado em Análise Transacional pelo Instituto Gente/SP e Psicodrama pela ACTO/SP. Profissional de RH desde 1984, com experiência em organizações públicas e privadas onde coordenou a área de Treinamento e Desenvolvimento. Atuou como Consultor Interno sendo formado pela KPMG, pioneira nesse conceito. Consultor em Reestruturação Organizacional, Diagnóstico Empresarial, Projetos de Desenvolvimento, Coaching, Levantamento de necessidades e realização de treinamento pessoal. Desenvolve projetos na área organizacional para capacitação profissional com foco no desenvolvimento das habilidades interpessoais. Aplica e desenvolve treinamentos na área de Desenvolvimento Humano com foco na capacitação de lideranças e equipes. É autor de vários jogos organizacionais (Marujo dos Setes Mares, Bolsa de Investimentos, Empresa do Futuro, Indiana Jones, Olimpíadas empresarias, A conquista da sua vida, dentre outros), focados no Desenvolvimento Organizacional. Sócio e Consultor da empresa Inter&ação Desenvolvimento Humano.
Hotel Nacional Inn Torres
Rua Mariano Torres, 976 – Centro
Curitiba/PR.
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